domingo, 13 de novembro de 2011

Vai Casar ou Comprar uma Bicicleta?


Bom Dia,

(Fiz esse post em outro blog meu, que recentemente deletei. Estou repetindo aqui, pois gerou mais de 15mil views)

Após muito tempo venho dedicando esse espaço para a propagação de notícias que considero relevantes para minha vida e quem sabe, a de quem lê algo por aqui.

Hoje tirei um tempinho para postar algo que vem tirando meu sono ultimamente...

Como alguns sabem tenho 27 anos e essa idade para muitos é a idade de decisões no aspecto conjugal, tenho muitos amigos casando, se juntando e tenho acompanhado o sofrimento de alguns na procura de seu “cantinho”. Pois é, infelizmente no Brasil, pessoas de classe média só tem uma opção, ter um “cantinho”.
O setor imobiliário no Brasil está completamente “maluco”, envolvido em uma bolha inflacionária fora do comum para os padrões adotados nas últimas décadas.
Muitos questionam, dizem que a economia nunca esteve melhor, que o “sapo barbudo” deu oportunidades com créditos paras as pessoas terem seu imóvel próprio e que tudo isso acarreta nos preços.

Veja bem, hoje em dia os apartamentos parecem mais “apertamentos”. Qualquer apartamentinho minúsculo de 2 quartos não se compra por menos de 280 mil R$, isso pagando à vista e na planta, sem contar taxas vitalícias de condomínios que também crescem absurdamente.

Em nome desse “maldito” crescimento econômico, inúmeras bolhas foram sendo construídas pelo mundo. Mas esse progresso construído na velocidade em que seus governantes constroem dívidas internas e externas podem acarretar em sérias crises para o país a longo prazo.
Durante quase 20 anos os EUA construíram sua própria “Bolha Imobiliária “, onde muitos americanos se deram mal e perderam tudo, devem até as calças para o governo, pois usam cartão de crédito até pra dar esmola aos mendigos...
Vou contar um pouco de onde vem essa expressão “bolha”.

Em 2001 aconteceu nos Estados Unidos um fenômeno chamado “Bolha Tecnológica”, quando empresas chamadas .COM estavam sobrevalorizadas e em um dado momento seus valores precisaram ser reavaliados pelo mercado, havendo uma desvalorização em massa das empresas de TI, algumas faliram e outras tiveram seu valor reduzido drasticamente.

Voltando ao mercado imobiliário...

Os americanos gastavam muito comprando e construindo novos imóveis, seja com intuito de vendê-los posteriormente ( e assim obter um alto retorno financeiro) ou para uso próprio. Foi necessário criar taxas de crédito para esses novos investidores. Porém com o estouro da “bolha imobiliária”, um novo reajuste de preços e a dificuldade de honrar com os empréstimos feitos, os americanos tiveram de deixar de pagar a hipoteca da casa própria. Com isso, foram afetadas todas as empresas envolvidas nesse processo, inclusive o governo responsável pela liberação de créditos.

Acredito que o Brasil vem caminhando a passos largos para o mesmo caminho, apoiado diretamente por seus políticos MEGALOMANÍACOS (os aloprados do PT – Sapo Barbudo, Companheira vanda vulgo “Dilma”, Aloísio Mercadante, José Dirceu, Palocci...a lista é grande )

Temos muitos problemas em nossa economia, não sou formado em economia, mas nem precisaria ser para sentir na pele os efeitos da inflação nos supermercados. O PT se esforça para destruir o pouco que foi feito no Governo FHC ,que achei péssimo, mas que em relação a economia, foi bem principalmente com o Plano Real (que o PT foi contra, o Sapo barbudo deu xilique quando a proposta do Plano Real foi apresentada).

Infelizmente esses problemas econômicos costumam sumir quando se tem muito crédito no mercado e muita arrecadação com impostos, quase 40% de tributação em bens de consumo nos 365 dias do ano. Não pagamos pra respirar, mas pra viver é uma fortuna...5 meses de trabalho, pra ter uma vida mais ou menos.

O Brasil é uma máquina de arrecadação e um péssimo país quando se trata da distribuição desses valores. Não preciso aqui comentar e bater na mesma tecla de SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTE, COMIDA. Todos já estão cansados de saber que nada é investido em nossas necessidades e sim nas necessidades dos próprios políticos (o Sapo Barbudo tem helicóptero, tem 4 coberturas no ABC paulista, financiou a empresa do filho, ex- ajudante de zoológico, hoje mega empresário...como isso é possível? Pergunte ao Sapo Barbudo....)

O que me deixa pu6%^$^^&^to da vida é ver que para a maioria dos brasileiros, está tudo lindo, azul, verde da cor da plantinha...tanto que a prioridade não é sair as ruas pedindo ética no senado, ou tentar impedir o aumento de 62% nos salários dos deputados, ou EXIGIR que os recursos arrecadados com tributos seja repassado ao povo com melhoria nos transportes, estradas, aeroportos, escolas, hospitais, professores, médicos...NÃÃÃO a prioridade é lutar pela legalização da maconha e pela lei contra a homofobia.

Pra quem vive seu mundinho verde, ou colorido, nada disso de tudo o que falei tem afetado. Mas um dia VAI AFETAR !! E aí, você vai ACORDAR???? Não será tarde??

Não sei, mas hoje em dia parece que é mais fácil comprar uma bicicleta a casar...

Rafael Guedes

0 comentários:

Postar um comentário